RSS

7 tecnologias que ajudam a encontrar itens roubados ou perdidos

25 fev

Já se foi a época em que éramos roubados ou perdíamos nossas coisas. Hoje, qualquer coisa pode ser rastreada e localizada, independentemente de sua localização no globo terrestre – e tudo graças às novas tecnologias. Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista mostrando sete itens diferentes e como é possível se prevenir deste incomodo usando os novos recursos de localização. Confira abaixo e compartilhe com seus amigos.

7. Câmera digital

Se você tem uma câmera mais bacana, dessas semi profissionais, é bem provável que ela possua suporte à gravação de estampas EXIF – e é isso que salvará o seu dia, caso alguém roube ou ache a sua câmera.

Stolen Camera Finder (Foto: Reprodução)Stolen Camera Finder (Foto: Reprodução)

A estampa EXIF é uma espécie de arquivo escondido que fica gravado em todas as fotos tiradas na sua câmera. Nela, há informações como a velocidade do obturador usado na foto, distância focal, modelo da câmera e o seu número de série – e este último, como é único para cada equipamento, será a sua salvação. E aí vem a pergunta: Como?

Existe um jeito de rastrear esse número de série nas fotos postadas no Flickr, o maior site de armazenamento de fotografias do mundo. O serviço é gratuito e já até falamos dele aqui no TechTudo. Seu nome é Stolen Camera Finder, e basta usar uma foto original tirada em sua câmera, guardada no computador, para que ela consiga ler o número de série e compare com outras fotos postadas no Flickr, usando o mesmo número serial.

O único problema é que você vai ter que torcer muito para que o ladrão poste algumas fotos no Flickr, mas pelo menos agora você tem uma chance de recuperar seu equipamento.

6. Bicicleta

Você vai pra praia com a sua bicicleta, pedala tranquilamente por alguns minutos e decide dar um mergulho no mar, e aí começa a procura por algum lugar para prendê-la. Ao achar o local, você acorrenta sua bicicleta e vai lá se refrescar. Ao voltar, no entanto, vem a surpresa: cadê a bicicleta?

Se você estiver usando um gadget como o Spylamp Bicycle GPS Tracker, certamente ficará menos preocupado. O pequeno aparelhinho disfarçado de lanterna traseira – e que funciona mesmo como uma lanterna traseira – possui um dispositivo escondido, por dentro, capaz de te mandar um SMS assim que alguém tocar (literalmente) na sua bicicleta.

Depois de ativado, a bateria tem autonomia de até 6 horas, te dando um bom tempo para rastrear as coordenadas de sua bicicleta via GPS ou SMS. Tudo o que você precisa é desse aparelho e um chip de celular (que pode ser pré-pago, para enviar os SMS).

Spylamp Bicycle GPS Tracker (Foto: Divulgação)Spylamp Bicycle GPS Tracker (Foto: Divulgação)

5. Chaves, carteira e outros itens

Considerando a ideia de que você não está a fim de gastar muita grana colocando GPSs em cada pequeno acessório que você carrega, mas que, ainda assim, precisa de algo para localizar suas chaves, carteira, token de banco, ou até mesmo os seus óculos perdidos pela casa, existe uma solução importada que pode salvar o seu dia (e o seu tempo): o Find One, Find All, ou FOFA, como é mais conhecido.

Find One Find All Key Finder, ou FOFA (Foto: DIvulgação)Find One Find All Key Finder, ou FOFA (Foto:
DIvulgação)

O sistema é composto por três modelos de equipamentos: um no formato de chaveiro, um no formato de um cartão, e outro como uma cordinha, ideal para prender nos óculos. Com essas opções, não existe limite para a sua utilidade: você pode usá-lo tanto no seu chaveiro, por exemplo, como também na coleira do seu animal de estimação, ou mesmo preso no controle remoto da sua TV.

Para usá-lo, basta ter um FOFA em mãos para, ao acionar um dos números, fazer com que outro FOFA comece a piscar e apitar freneticamente. Ele tem alcance de nove metros e pode ser acionado mesmo se o objeto estiver atrás de paredes. Além disso, todos eles têm capacidade de acionar e serem acionados, então basta ter um FOFA em mãos para que você possa achar todos os outros.

<br>


4. Animais de estimação

Mesmo com o excesso de atenção e zelo pelo nosso bicho de estimação preferido, a oportunidade de perdê-lo sempre estará à espreita – até porque, ao contrário dos outros itens desta lista, este é o único com habilidade para ‘se perder’ sozinho. Então, porque não colocar uma coleira com GPS nele?

SpotLight GPS Pet Locator (Foto: Divulgação)SpotLight GPS Pet Locator (Foto: Divulgação)

Como qualquer equipamento de GPS, o SpotLight GPS Pet Locator é capaz de rastrear seu animal em qualquer lugar do mundo. A diferença deste sistema é que você pode determinar uma área segura, como a sua casa, para manter o GPS funcionando sem alardes. Assim que o seu animal sair deste campo, você receberá um SMS te alertando da fuga.

Antes que você consiga fazer alguma coisa, no entanto, a Spot Light acionará uma empresa especializada em resgate de animais, e enquanto o serviço estiver em andamento, você poderá rastrear seu bicho pelo computador ou smartphone. Incrível, não?

A coleira com o GPS não é tão agressivamente grande, e nem precisa ser instalada com cirurgia, como alguns modelos concorrentes. Entretanto, esta solução maravilhosa só está disponível nos Estados Unidos. Quando será que teremos um desses por aqui?

3. Notebook / Netbook

Quem trabalha ou estuda com notebooks e netbooks sabe o quanto é estressante ter que ficar com ele sempre à vista, mas também convenhamos: é muito chato ter que desconectar todos os periféricos e desligar o computador para beber uma água ou ir ao banheiro, não? Se o seu caso é esse, o aplicativo Laptop Alarm já resolverá o seu problema.

Uma vez acionado, o aplicativo começará a monitorar a atividade externa do seu notebook. Se por acaso alguém tentar tirar o notebook da tomada, desligá-lo à força ou tentar roubar o seu mouse, o aplicativo acionará uma verdadeira sirene, denunciando o ladrão à todos os presentes no local.

LapTracker (Foto: Divulgação)LapTracker (Foto: Divulgação)

Mas, e se ele for furtado ou roubado quando estiver desligado? Um dos serviços que funcionam aqui no Brasil é o LapTracker (para PCs), capaz de mostrar a localização do seu notebook e até tirar fotos da webcam, identificando o bandido.

Ao acionar o serviço após o roubo, assim que o seu notebook for conectado a uma rede Wi-Fi ou 3G, o LapTracker será capaz de denunciar a exata localização do seu aparelho no Google Maps. É possível também ver o que o bandido está fazendo, bloquear o seu computador à distância, e até fazer uma varredura no sistema para saber se alguma peça foi removida.

2. Celular, smartphone ou tablet

Como praticamente todos os smartphones possuem GPS de fábrica, tudo o que você precisa é ter acesso remoto a ele e descobrir onde o seu smartphone ou tablet está – e existem vários aplicativos que fazem isso.

No iPhone, iPad ou iPod Touch existe o app gratuito Busque Meu iPhone, oferecido pela própria Apple. Para tentar localizar o seu gadget perdido, basta pegar o iPhone, iPad ou iPod Touch de um amigo, vizinho ou conhecido e, usando o mesmo aplicativo, fazer login na sua conta do Mobile.Me para descobrir a exata localização do seu gadget. Há opções também de bloqueá-lo remotamente e até apagar os seus dados à distância.

Se o seu smartphone ou tablet for um Android, existe o aplicativo Where’s My Droid, também gratuito. Seu funcionamento é bem simples: basta enviar um SMS para o seu próprio celular, de qualquer outro telefone, com a palavra-chave configurada no aplicativo e o comando desejado, com opções para bloquear, formatar e localizar pelo Google Maps.

Uma outra solução mais simples, mas compatível com BlackBerry, Nokia e Windows Mobile, é o Google Latitude. Basta compartilhar – antes de ser roubado – a sua localização com alguma outra pessoa que também use o serviço. Com isso, você poderá ter acesso à exata localização do seu aparelho quando você precisar.


1. C
arro

Muitos ladrões são presos após o rastreamento do carro (Foto: NaviGadget)Muitos ladrões são presos após o rastreamento do
carro (Foto: NaviGadget)

A maneira mais fácil, cômoda e segura de se prevenir contra furtos ou roubos é contratar um seguro que instale um rastreador no seu carro. Desta forma, nem você saberá a exata localização do GPS no seu carro, até porque essas empresas, ao instalar o aparelho, sempre os colocam em pontos diferentes (não é a mesma posição em todos os carros).

Segundo o corretor Valdeci Vicente, da FPB Corretora de Seguros, empresas como a SulAmerica, PortoSeguro e Generale instalam um rastreador de GPS no seu carro logo após a contratação do serviço. Outras, como a Bradesco Seguros, podem não fornecer o rastreador, mas se o cliente contratar terceiros para fazer o serviço, o cliente ganha desconto no seguro.

Vai dizer que não vale a pena gastar um pouco para não correr o risco de perder suas coisas? Certamente uma dessas dicas te deixará menos estressado nesses momentos.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/06/7-tecnologias-que-ajudam-encontrar-itens-roubados-ou-perdidos.html

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 25, 2012 em Dicas Diversas, Programas, Windows 7, Windows XP

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: