RSS

Aprenda como criar sua própria rede Wi-Fi sem roteador

21 abr

Nível: Intermediário
Material necessários: Uma conexão de banda larga , um computador com placa de rede sem fio ou adaptador USB para Wi-Fi, sistema operacional Windows 7 ou XP.
Número de passos: 4

A possibilidade de se acessar a internet de qualquer lugar por redes sem fio se tornou realidade para muita gente. Com uma conexão dessas, você pode simplesmente carregar o seu notebook para qualquer lugar e usar a internet sem ter que conectar e desconectar cabos o tempo inteiro. Mas o que muita gente ainda não sabe é que é possível criar uma rede sem fio na sua casa ou escritório sem o uso de um roteador Wi-Fi (rede esta também conhecida como “ad-hoc”).

Antes de começar, é importante saber o que você perde ao abrir mão do roteador: Primeiramente, é bom destacar que segurança não é o ponto forte desse tipo de rede. Portanto, dê preferência a usar esta rede sem fio em casa, apenas. Também é necessário, caso sua máquina seja mais antiga, adquirir um adaptador Wi-Fi para o seu computador (trata-se de uma pecinha USB que pode ser encontrada em qualquer loja do ramo).

Exemplo de rede com roteador, à esquerda, e rede ad-hoc, à direita (Foto: Arte/TechTudo)Exemplo de rede com roteador, à esquerda, e rede ad-hoc, à direita (Foto: Arte/TechTudo)

Mas se você já tem uma conexão de internet e seu computador já possui uma placa de rede sem fio (notebooks geralmente já o tem instalado), mas você ainda não tem um roteador Wi-Fi, então acompanhe este tutorial que o TechTudo fez para você e aprenda como montar a sua própria rede sem fio.

No Windows 7

Passo 1. Abra a “Central de Rede e Compartilhamento” no Painel de Controle do seu computador e selecione a opção “Rede Doméstica”, caso ela já não esteja marcada.

Passo 2. Clique em “Gerenciar redes sem fio” no menu lateral e depois acesse o botão “Adicionar”. Uma nova janela será exibida, com opções para você criar sua rede. Basta clicar em “Criar rede ad hoc”.

Passo 3. A janela seguinte é uma introdução para o procedimento de configuração da sua rede sem fio. Apenas avance.

Passo 4. Depois disso, você terá a opção de indicar o nome da rede. Crie um nome que o identifique para você, quando precisar buscá-lo em outros dispositivos.

Passo 5. Logo abaixo, deixe selecionada a opção “WPA2-Personal” sobre o tipo de segurança e crie uma senha com pelo menos 8 dígitos. Por fim, marque a opção “Salvar esta rede”.

Passo 6. Clique em “Avançar” e pronto! Você criou a rede. Agora vamos compartilhar a conexão de internet.

Passo 7. Para permitir que outros computadores também tenham acesso à internet sem fio, você deve ativar o “Compartilhamento de Conexão com a Internet” no computador principal da rede.

No Windows XP

Passo 8. Clique com o botão direito do mouse em “Conexão de rede sem fio” no painel de controle e depois em “Exibir redes sem fio disponíveis”.

Passo 9. Acione o link “Alterar configurações avançadas” e depois selecione a opção “Redes sem fio – Avançado”.

Passo 10. Entre as opções de conexão, ative a “Apenas redes ad-hoc”. A partir desta etapa a configuração da rede é bem semelhante ao do Windows 7. Basta adicionar uma rede e definir nome e senha antes de concluir.

É importante ressaltar que alguns poucos dispositivos não possuem suporte à redes ad-hoc, portanto, verifique se o seu celular ou televisão são capazes de realizar este tipo de conexão, se for o seu caso. Notebooks, netbooks e outros computadores, em geral, não possuem problema algum em reconhecer essas redes.

Outro detalhe essencial que não deve ser esquecido é que se o computador principal da rede for desligado, a rede será desligada. É obvio, mas não custa nada lembrar.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/04/aprenda-como-criar-sua-propria-rede-wi-fi-sem-roteador.html

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em abril 21, 2011 em Windows 7, Windows XP

 

Tags:

Uma resposta para “Aprenda como criar sua própria rede Wi-Fi sem roteador

  1. Andretty

    julho 5, 2011 at 5:18 am

    Boa dica meu jovem!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: